segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vicentinos Coletam Alimentos no Independência

Parte do grupo de Vicentinos momentos antes do início da coleta. Da direita para a esquerda: Olívio, Pacheco, Osmir, Carlos, Jandiro, Francisco e José. Foto: Fernando Zocca/arquivo/monitornews. blog


As Conferências São Judas Tadeu, São Norberto, Menino Jesus de Praga e outras agregadas ao Conselho Particular Centro, da Sociedade São Vicente de Paulo em Piracicaba SP, realizaram ontem (15/11/09) mais uma coleta de alimentos no bairro Independência.


A ação dos Vicentinos é tradicional na cidade, tendo sido iniciada na década de 1960 pelo padre Henrique da Igreja Matriz de São Judas Tadeu.


Conforme o costume, sempre no terceiro domingo de cada mês, aproximadamente 40 confrades se reúnem na esquina das Ruas Osório de Souza e Pedro Chiarini às nove horas da manhã, quando então, munidos com as cestas caracterizadoras da entidade, saem a coletar os alimentos.


Os paroquianos sabem de antemão sobre a ação vicentina, preparando os alimentos que doarão aos necessitados, por meio dos confrades. Geralmente nas missas que precedem as coletas os padres avisam sobre o evento.


Uma grande quantidade de arroz, feijão, macarrão, café, bolachas, leite, açúcar, óleo, trigo, fubá, produtos de higiene e limpeza como detergentes, sabonetes, sabões, que lotam uma perua Kombi e uma caminhonete são arrecadados e depois de repartidos entre as Conferências é encaminhada às pessoas carentes.


As Conferências Vicentinas, que atuam na paróquia da Igreja São Judas, podem assistir até dez famílias simultaneamente. Compõem os critérios de escolha dos necessitados, dentre outros, o estado de saúde e a idade dos auxiliados.


Para integrar uma Conferência Vicentina o interessado precisa antes de tudo sentir satisfação em auxiliar alguém. Um grupo vicentino pode ter até 13 confrades. As reuniões semanais, onde se tratam os assuntos referentes aos necessitados, são relatadas em atas que são arquivadas nos Conselhos Particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário