A Amazônia está para os brasileiros, assim como o Oeste esteve, para os norte-americanos no século 19.
A ocupação daquele vasto território nacional desengarrafará as cidades, aumentará a oferta de alimentos e fortalecerá a indústria brasileira.
Para que haja a efetiva transmigração, os governos federal e estaduais precisariam deixar que as coisas acontecessem.
Tropismos, à semelhança da exploração das minas de ouro, no velho Oeste, haveriam de ser implantados, de forma que o pleno desenvolvimento pessoal e familiar se realizasse na terra prometida.
Por outro lado, observe que a aquisição de áreas territoriais equivalentes, por exemplo, ao tamanho do Estado de S. Paulo, por empresas estrangeiras, em tese, significaria a prevalência da soberania, daqueles países, no território nacional.
Las Vegas é uma cidade construída no meio do deserto. A forma que os dirigentes norte-americanos usaram para levar vida ao local árido, foi a da criação de possibilidades de enriquecimento rápido, com os jogos.
A redução das concentrações urbanas melhorará as condições de saneamento básico, saúde e ensino, obrigações fundamentais, dos governos instituídos.
O Brasil segue firme na ocupação da liderança mundial; isso efetivamente acontecerá com o pleno uso e domínio das suas legítimas propriedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário